Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

Posted on: 28 de janeiro de 2014, by :

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (do inglês Content Management System – CMS) é um aplicativo usado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma consistentemente organizada permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado com facilidade. CMSs são frequentemente usados para armazenar, controlar, prover documentação empresarial tais como notícias, artigos, manuais de operação, manuais técnicos, guias de vendas e brochuras de marketing. O conteúdo pode incluir arquivos de computador, imagens, áudios, vídeos, documentos eletrônicos e conteúdo Web. (fonte: Wikipédia).

a janela de editar páginas em WordPress
a janela de editar páginas em WordPress

Um CMS da independência para o cliente – a opção onde o cliente faz a manutenção do site, fácil e prático como trabalhar com Word. Existem muitos CMS no mercado, a maioria são desenvolvidos pela empresas de programação o que faz a você dependente. Minha experiência é que essas empresas nao continuam de programar o cms, especialmente em caso de segurança e também você fica dependente dessa empresa.

Por isso eu prefiro usar programas de cms de GNU General Public License (Licença Pública Geralmais em wikipédia) porque esses estão atualizados regulamente. Para grandes projetos eu posso usar Drupal (wikipédia), por exemplo a casa branca nos EUA usou Drupal. Mas a maioria dos sites no mundo está criado pelo WordPress (wikipédia). Com muitos “plugins” e temas (layout) é possivél de ótimizar o cms para os necessidades do cliente.

Deixa me fazer um orçamento…